A EXPOSIÇÃO DE AZULEJOS – ONTEM E HOJE | EXHIBITING AZULEJOS – THEN AND NOW | #4 30.04.2014

30 de Abril de 2014 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 5.2

O Azulejo, sendo um revestimento de arquitecturas, só pode ser entendido, em toda a sua plenitude, enquanto património integrado. Só assim é possível entender, em profundidade, duas das suas principais características enquanto arte identitária de Portugal e da Cultura portuguesa: a forma como estrutura arquitecturas, e o modo como serviu de suporte a imaginários e narrativas, em estreita sintonia com a encomenda.
Retirado massivamente dos locais de origem a partir de finais do século XIX, o Azulejo passou também a ser um objecto museológico, integrando colecções públicas e privadas, sendo a sua exposição entendida, desde essa época e ao longo do século XX, de diferentes formas e servido objectivos diversos.
Enquanto ponto de chegada dessa tradição, o Museu Nacional do Azulejo é, nos nossos dias, o principal local onde o azulejo é salvaguardado, estudado e apresentado, quer através de uma exposição permanente, organizada cronologicamente, quer de exposições temporárias apresentadas no Museu, noutras instituições nacionais e internacionalmente, visando fazer avançar o conhecimento nesta área e dá-lo a conhecer a um público alargado.
Nesse sentido, o Azulejo, mesmo enquanto património móvel em contexto museológico, tem-se vindo a assumir, pela sua relevância identitária, como objecto privilegiado de projecção, nacional e internacional, da cultura portuguesa.
Na presente sessão haverá oportunidade de abordar as diferentes formas como o azulejo tem vindo a ser encarado, desde finais do século XIX, enquanto objecto museológico, analisando, para além de questões estritamente museográficas, estratégias de investigação e divulgação, e em que medida estas podem contribuir para devolver sentido a revestimentos cerâmicos retirados do seu espaço de origem.

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Foto: © Museu Oscar Niemeyer

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April 30, 2014 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |  room 5.2

The Azulejo, used in the decoration of building surfaces, can only be appreciated in all its splendour as an integrated heritage. Only thus is it possible to grasp in depth two of the main features of this distinctive form of art in Portugal and the Portuguese culture: its way of structuring architectural spaces and its contribution to the creation of imaginary worlds and narratives, closely articulated with its commission.
Since the late 19th century, massive amounts of azulejos were removed from their original location and went on to become museum items, part of public and private collections. Their exhibition, since then and throughout the 20th century, has been approached in different ways and served different purposes.
As the main follower of this tradition, the National Museum of Azulejo is nowadays the chief location for the safekeeping, study and exhibition of azulejos, promoted both through the museum’s permanent exhibition, organised chronologically, and through temporary exhibitions hosted by the museum and other national and international institutions, with the aim of furthering the knowledge in this field and sharing it with a wider audience.
The azulejo has stood out, therefore, even as a portable heritage in a museological context, due to its distinctive relevance and to its privileged role in the national and international promotion of Portuguese culture.
The present session will focus on the different approaches to the azulejo as a museum item, from the late 19th century onwards. The analysis, apart from strictly museological considerations, will discuss research and advertising strategies, as well as the extent in which they can contribute to the re-contextualisation of ceramic panels removed from their original location. 

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Photo:  © Museu Oscar Niemeyer

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