O AzLab dedicado à Conservação e Restauro de Azulejos, teve como convidadas Lurdes Esteves e Teresa Silva, e contou com a moderação de Paulo Simões Rodrigues. A sessão começou com Lurdes Esteves, que nos apresentou a problemática da conservação e restauro de azulejos em contexto museológico. Durante a sua comunicação, tivemos oportunidade de conhecer os procedimentos que o Museu Nacional do Azulejo utiliza, desde o momento da chegada dos azulejos ao museu, em elementos cerâmicos individuais ou montados em painéis, até ao seu acondicionamento. Estes são registados fotográfica e graficamente, e preenchida a respectiva ficha, aguardando depois, pelo tratamento de conservação e, se necessário, de restauro.

Entre os trabalhos de conservação encontram-se processos como a libertação do tardoz do azulejo de argamassas e a dessalinização dos azulejos que apresentem a presença de sais. O restauro de azulejos é um trabalho mais complexo, existindo dois tipos de restauros: a frio e a quente. No final dos processos de conservação e restauro, os painéis de azulejos susceptíveis de serem expostos são montados e aplicados sobre um suporte em acrílico, ficando condicionados na vertical no depósito do museu. Esta apresentação não só foi útil para conhecermos os procedimentos actuais do MNAz, como também as mudanças que foram feitas nos mesmos e algumas das consequências que práticas anteriormente utilizadas tiveram na conservação dos azulejos.

Seguiu-se a apresentação de Teresa Silva, que nos mostrou o lado da conservação e restauro de azulejos in situ, começando pelos vários desafios que o conservador-restaurador enfrenta quando se desloca ao local para uma peritagem ou conservação, adaptando-se as diferentes condições que os sítios oferecem. Numa primeira fase, deve-se avaliar toda a envolvente e fazer um levantamento das patologias dos azulejos e o reconhecimento das suas causas. Apesar dos procedimentos de conservação e restauro, neste contexto, serem muito idênticos aos utilizados no museu, há que ter em conta um factor muito importante: o estado do imóvel e das paredes que servem de suporte ao revestimento em causa, pois isso explica as patologias apresentadas pelos azulejos.

Depois das duas apresentações, seguiu-se o período de debate que começou pela leitura de uma pergunta feita no blogue (veja aqui uma síntese da resposta), sucedida por várias perguntas colocadas sobre materiais e técnicas usadas no restauro de azulejos, como a realização de facings e desinfestações, questões de ordem ética como a execução de preenchimentos de lacunas onde se reconstroem elementos ou o restauro de um revestimento de um artista ainda vivo.

A sessão terminou com o moderador, Paulo Simões Rodrigues, a informar que as sessões do AzLab farão uma curta pausa durante o Verão, retornando no início de Outubro. Até lá, continua a seguir-nos no blogue.

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The AzLab, Conservation and Restoration of Azulejos, had as guests Lurdes Esteves and Teresa Silva, and was moderated by Paulo Simões Rodrigues. It began with Lurdes Esteves’ presentation concerning the problematic of conserving and restoring azulejos in a museological context. Also, there was the opportunity to know the procedures that the National Museum of Azulejo uses from the moment of the azulejos’ arrival at the museum, either in individual ceramic elements or fitted in panels, ending in its packaging. The azulejos are then recorded photographic and graphically with its technical specifications filled in its predefined form, waiting afterwards for treatments of conservation and, if necessary, of restoration.

Among the conservation’s works, there are methods applied to the azulejos such as the release of mortar from its masonry and its desalination. The azulejos’ restoration is a more complex work, there being two different types: a cold and a hot one. At the end of the conservation and restoration processes, the panels of azulejos likely to be exhibited are applied on a backing of acrylic and are vertically packed on the museum’s depot. This presentation was useful not only to know the current procedures of the National Museum of Azulejo, but also the changes that were made and some of the consequences that practices previously used had on the conservation of azulejos.

Teresa Silva’s presentation showed the conservation and restoration of azulejos in situ, beginning with the challenges that the curator-restorer faces when he/she goes to a site for an expert’s report or conservation, adapting himself/herself to the different conditions that the site offers. Initially, there’s an evaluation of all the surrounding, a survey of the azulejos’ pathologies and the recognition of its causes. In this context, and in spite of the conservation and restoration processes that are very much alike to the ones used in the museum, it must be taken into account a very important factor: the state of the walls which support the ceramic covering in question, because it explains the pathologies presented by the azulejos.

Both presentations were followed by a debate that started with the question posed on the blog (see here a prompt synthesis), followed by several questions concerning materials and techniques used in the azulejos’ restoration, as the realization of facings and disinfestations, ethical issues such as filling the gaps where elements are rebuilt or the restoration of a ceramic covering of a still living artist.

This session ended with the moderator, Paulo Simões Rodrigues, informing that the AzLab is making a short summer break, returning in early October. Until then, keep following us on the blog.

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