CALL FOR PAPERS

imagem_call_post_blog

AZULEJOS E EMOLDURAMENTOS


21 de Maio de 2015

Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Prazo limite: 15 de Março de 2015
Língua oficial: Inglês

[ — Please scroll down for English version — ]

AzLab é um seminário mensal que decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo objectivo é criar novas perspectivas de análise sobre questões relacionadas com o azulejo, entre as quais a investigação, o inventário, o coleccionismo, a salvaguarda, a criação ou a divulgação do azulejo. O AzLab#14 especial é uma conferência de um dia com call for papers.

As molduras, físicas ou representadas, significam ordem, fronteira, limite mas também articulação e integração. No caso das artes aplicadas, como o azulejo, os emolduramentos pintados organizam as composições no espaço, delimitando as áreas azulejadas, articulando-as com a arquitectura, que lhes serve de suporte e com a qual dialogam, ou com outras manifestações artísticas. Constituem, como tal, elementos chave na definição dos sistemas decorativos em que se inscrevem.

O objectivo deste AzLab#14 especial é dar a conhecer os múltiplos tipos de emolduramento que caracterizaram os diferentes períodos da história da azulejaria produzida ou aplicada em Portugal, procurando perceber de que forma foram determinantes na construção do espaço em que se inserem. Desta forma, abre-se a discussão às outras artes (talha, pintura, escultura, estuque, brutesco, têxteis, e outras), com as quais o azulejo interage, numa perspectiva que tem em conta a especificidade dos emolduramentos cerâmicos mas que os integra num contexto mais vasto, o dos dispositivos visuais e arquitectónicos dos quais são parte integrante.

Questões relacionadas com a catalogação de emolduramentos e a definição de vocabulários controlados para a sua descrição, no âmbito dos inventários digitais do património, constituem outros temas a tratar nesta sessão.

O AzLab#14 será organizado em três painéis, numa cronologia que remonta às primeiras aplicações azulejares do final do século XV e que se estende até à atualidade. Os temas podem incluir, mas não são limitados a:

      –  Emolduramentos em azulejo
      –  Sistemas decorativos em que o azulejo participa
      –  Inventário e catalogação de molduras


SUBMISSÃO DE RESUMOS:
Aceitam-se propostas de 300 palavras máximo (em inglês) para apresentações de 20 minutos, seguidas de 15 minutos de debate. Os resumos devem ser enviados para rscarvalho@letras.ulisboa.pt (Maria do Rosário Salema de Carvalho, ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) até ao dia 15 de Março de 2015, acompanhadas por uma breve biografia (máximo 1 página). A selecção das propostas decorrerá até dia 10 de Abril de 2015 e os participantes aceites serão informados nessa data. Os artigos aceites serão publicados online em Outubro de 2015.


DESPESAS:
A participação e presença nesta conferência é gratuita. A organização não paga despesas de viagem e alojamento.


Comissão científica:
Emmanuelle Delmas-Glass
– Yale Center for British Art
Vítor Serrão – ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Alexandre Pais – Museu Nacional do Azulejo
Alexandra Gago da Câmara – Universidade Aberta e Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA-UÉ
Rosário Salema de Carvalho – ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Clara Moura Soares – ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

____________________________________________________

AZULEJOS AND FRAMES

 

May 21, 2015
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Deadline: March 15, 2015
Official language: English

The AzLab is a monthly seminar at the Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. It aims to create new analytical perspectives on issues related to azulejos, including its research, inventory, collecting, safeguarding and its creation or dissemination. The special AzLab#14 is a one-day conference with call for papers.

Frames, whether real or painted, stand for order, frontier, or edge, but also for articulation and integration. In the case of applied arts such as the azulejo, painted frames help organise the compositions within space, both through the delimitation of the tiled surfaces and through its articulation with the supporting architecture or with other art forms. Frames are therefore key-elements in the definition of the decorative systems they are part of.

 The purpose of this special AzLab#14 is to present and discuss the various kinds of frames used throughout the history of the azulejo manufactured or applied in Portugal, in an attempt to understand how they came to influence the configuration of the rooms or locations they were used in. The debate is thus extended to other art forms (woodwork, painting, sculpture, stucco, brutesco, textiles, and so on), with which the azulejo interacts. Although the analysis will take into account the specificity of ceramic frames, it will nonetheless integrate them within the wider context of visual and architectural decorative devices.  

 This session will also cover issues related to the cataloguing of frames and to the definition of the controlled vocabulary lists used to describe them, part of the general domain of digital heritage inventories.

The AzLab#14 will be divided into three panels, according to a chronological sequence beginning with the first examples of the use of azulejos, in the late 15th century, and ending in the present day. Topics may include, but are not limited to:

       –  Azulejo frames
       –  Decorative systems including azulejos
       –  Frame inventory and catalogue


ABSTRACT SUBMISSION:
This one-day-conference invites proposals of up to 300 words (in english) for papers of 20 minutes paper, followed by 15 minutes of debate. Proposals should be sent to Dr. Maria do Rosário Salema de Carvalho (ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) at rscarvalho@letras.ulisboa.pt until the 15th March 2015. Please also attach a brief biographical note (maximum 1 page). Selection of proposals will take place until 10th April 2015 and participants will be informed thereafter. The accepted articles will be published online on October 2015.


EXPENSES:
Participation and attendance in the conference is free. The organizers will not cover travel and accommodation expenses.


Scientific commission:
Emmanuelle Delmas-Glass
– Yale Center for British Art
Vítor Serrão
– ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Alexandre Pais
– Museu Nacional do Azulejo
Alexandra Gago da Câmara
– Universidade Aberta e Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA-UÉ
Rosário Salema de Carvalho
– ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Clara Moura Soares
– ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s