TÉCNICAS DE PINTURA EM AZULEJO

[ — Please scroll down for English version — ]

9
 de Março de 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 2.1

No AzLab#21 vamos abordar a questão das técnicas de produção de azulejos, propondo um percurso pelas diversas formas de pintar azulejos, desde as designadas técnicas arcaicas até ao período pré-industrial. A sessão começa com uma perspectiva teórica, mostrando réplicas executadas com diferentes técnicas a par de imagens de azulejos que se conservam in situ. E porque este AzLab é especial, inclui um breve workshop de pintura, em que os participantes são convidados a experimentar pintar um azulejo à mão livre e segundo a técnica da estampilha. Pretende-se proporcionar não apenas uma experiência de pintura, mas também uma experiência teórico-prática fundamentada na história do azulejo português.

NOTA: Excepcionalmente, e por uma questão de preparação de materiais, é necessária uma inscrição prévia para o e-mail: redeazulejo@letras.ulisboa.pt. O AzLab#21 especial terá um número máximo de 20 participantes.

Convidado:
Teresa Pinto Silva [Az – Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA/FLUL)]

– – – – –

Foto: © Inês Aguiar | Design: © Inês Leitão

____________________________________________________

PAINTING TECHNIQUES IN AZULEJO


March 9th, 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | room 2.1

In the AzLab#21 we will address the issue of azulejo production techniques, proposing a journey through the various forms of tile painting, since the so-called archaic techniques to the pre-industrial period. The session will begin with a theoretical perspective by showing replicas executed with different techniques along with images of azulejos that are still in situ. And because this is a special AzLab, it will include a brief painting workshop, in which the participants are invited to try and paint a freehand azulejo or in the stencil technique. It is intended to provide not just a painting experience, but also a theoretical and practical one, based in the history of the Portuguese Azulejo.

NOTE: Exceptionally, and due to the materials preparation, a prior registration for the following e-mail is required: redeazulejo@letras.ulisboa.pt. The AzLab#21 will have a maximum of 20 participants.

Invited speaker:
Teresa Pinto Silva [Az – Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA/FLUL)]

– – – – –

Photo: © Inês Aguiar | Design: © Inês Leitão

2 thoughts on “TÉCNICAS DE PINTURA EM AZULEJO

    • Cara Sónia Cruz,

      As sessões do AzLab tem entrada livre.
      Caso esteja interessada em participar, informamos que este mês excepcionalmente, e por uma questão de preparação de materiais, era necessário uma inscrição prévia. Como atingimos o número máximo de participantes, infelizmente, não nos é possível aceitar mais inscrições para este AzLab. Todavia, se estiver interessada, podemos inscrever o seu nome na lista de espera e, caso se verifique alguma desistência, voltamos a contactá-la por e-mail.

      Cumprimentos,
      A equipa do AzLab

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s