AZULEJO, TALHA E PINTURA MURAL: DIÁLOGOS | AZULEJO, GILDED WOODCARVING AND MURAL PAINTING: DIALOGUES | #26 9.11.2016

9 de Novembro de 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 5.2

[ — Please scroll down for English version — ]

O diálogo que as diversas manifestações artísticas estabelecem entre si pode assumir múltiplas configurações. O AzLab#26 explora esta ideia, tomando como mote o azulejo e a sua relação com a talha dourada e a pintura mural.

Articuladas no mesmo espaço, estas artes constroem uma ideia de totalidade, que passa muitas vezes pela utilização dos mesmos vocabulários decorativos, criando continuidades visuais em suportes distintos. Outras vezes são utilizadas de forma separada, mas mimetizando-se ou simulando-se entre si. É o caso dos designados azulejos fingidos, em pintura mural, ou da talha que os azulejos tantas vezes simulam nas suas molduras ou em soluções de maior impacto.

Estas são algumas das muitas questões em debate no AzLab#26, que conta com a participação dos investigadores Sílvia Ferreira e Joaquim Caetano, ambos com um largo currículo nos estudos da talha e da pintura mural, respectivamente, e que será conduzido por Rosário Salema de Carvalho. Até lá, acompanhe as publicações aqui no blogue, onde mostraremos exemplos destes diálogos e recomendamos algumas leituras que podem ajudar a contextualizar o tema.

Convidados:
Sílvia Ferreira [IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa]
Joaquim Inácio Caetano [ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa]

Moderador:
Rosário Salema de Carvalho  [Az – Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA/FLUL)]

– – – – –

Foto: © Joaquim Inácio Caetano

____________________________________________________

November 9th, 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | room 5.2

The dialogue that the various artistic manifestations establish among themselves can take multiple configurations. The AzLab#26 explores this idea, taking as motto the azulejo and its relationship with gilded woodcarving and mural painting.

Articulated in the same space, these arts build an idea of totality, which often goes by the use of the same decorative vocabularies, creating visual continuities in different supports. Sometimes they are used separately, but mimicking or simulating one another. Such is the case of the designated feigned azulejos, in mural painting, or of the gilded woodcarving that the azulejos so often simulate in their frames or in greater impact solutions.

These are some of the many questions in debate in the AzLab #26, which includes the participation of the researchers Sílvia Ferreira and Joaquim Caetano, both with a broad curriculum in the studies of gilded woodcarving and mural painting, respectively, and will be conducted by Rosário Salema de Carvalho. Until then, you can follow the posts here on the blog, where we will show examples of these dialogues and recommend some readings that can help contextualize the subject.

Invited speakers:
Sílvia Ferreira [IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa]
Joaquim Inácio Caetano [ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa]

Moderator:
Rosário Salema de Carvalho  
[Az – Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA/FLUL)]

– – – – –

Photo: © Joaquim Inácio Caetano

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s