AZULEJO, TALHA E PINTURA MURAL: DIÁLOGOS


9 de Novembro de 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 5.2

[ — Please scroll down for English version — ]

Resumo

Estado da arte: Perspectivas dos historiadores da talha e do azulejo sobre a relação entre as duas artes:
– João Miguel dos Santos Simões em palestra no Brasil chamou-lhe: “Constantes Barrocas da Arte Luso-brasileira: O azulejo e a talha”;
– Robert Smith, no livro “The Art of Portugal” nos capítulos dedicados à cerâmica e à talha, refere que tanto o azulejo como a talha representam uma forma específica nacional de decoração. No capítulo dedicado à talha escreve: “It has been said that the tiles and the talha are the most original aspects of the churches of Portugal”.

Identidade das igrejas portuguesas e as fontes gravadas
: O ideal do bel composto e o mimetismo das formas: exemplos de igrejas que refletem o conceito.
– A circulação dos tratados de arquitectura e de ornamentação;

– As gravuras como fonte de inspiração;
–  Os artistas e os circuitos de colaboração (as obras, as famílias aparentadas, os mecenas).

Exemplos concretos de formas de mimetismo e apropriação
A talha no azulejo (a possibilidade da tridimensionalidade): figuras humanas, geométricas, fitomórficas;
A talha como ornamento do azulejo: a aposição de elementos notoriamente de talha em azulejaria; elementos dourados aplicados sobre o azulejo azul e branco;
O azulejo como moldura da talha: a ornamentação de espaços que circundam capelas de talha, fornecendo emolduramentos que ritmam espaços e promovem diálogos.

Sílvia Ferreira | IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa |

– – – – –

Foto: Évora | Igreja da Misericórdia de Évora [© Sílvia Ferreira]

____________________________________________________

AZULEJO, GILDED WOODCARVING AND MURAL PAINTING: DIALOGUES


November 9th,
 2016 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | room 5.2

Abstract

State of the art: Perspectives of the historians of the gilded woodcarving and of the azulejo on the relationship between the two arts:
– João Miguel dos Santos Simões in a lecture in Brazil he called it: “Constantes Barrocas da Arte Luso-brasileira: O azulejo e a talha” (“Baroque constants in the Luso-Brazilian Art: The azulejo and the gilded woodcarving”);
– Robert Smith, in the book “The Art of Portugal”, in the chapters dedicated to ceramic and to gilded woodcarving, mentions that both the azulejo and the gilded woodcarving represent a national and specific form of decoration.  In the chapter dedicated to gilded woodcarving he writes: “It has been said that the tiles and the talha are the most original aspects of the churches of Portugal”.

Identity of the portuguese churches and the engraving sources: The ideal of the  bel composto (bel composed) and the mimicking of forms: examples of churches that reflected the concept.
– The circulation of treatises of architecture and ornamentation;
– The engravings as a source of inspiration;
– The artists and the circuits of collaboration (the works, the related families, the patrons).

Specific examples of of forms of mimicry and appropriation
The gilded woodcarving on azulejo (the possibility of tridimensionality): human figures; geometrical, phytomorphic;
The gilded woodcarving as an ornament of the azulejo: the clearly apposition of elements of gilded woodcarving in azulejo; golden elements applied on the blue and white azulejo;
The azulejo as frame of the gilded woodcarving
: the ornamentation of spaces that surround chapels of gilded woodcarving, providing frames that punctuated the spaces and promote dialogues.

Sílvia Ferreira | IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa |

– – – – –

Photo: Évora | Igreja da Misericórdia de Évora [© Sílvia Ferreira]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s